domingo, 21 de setembro de 2014

PROJETO DE MOVIMENTO E SOCIALIZAÇÃO PARA INTERVENÇÃO NA ED.INFANTIL

 EDUCAÇÃO INFANTIL 
3º PERÍODO
PROJETO DE INTERVENÇÃO
 MOVIMENTO E SOCIALIZAÇÃO
O movimento é uma importante dimensão da cultura humana. As crianças movimentam-se antes mesmos de nascerem e vão adquirindo cada vez mais controle sobre o próprio corpo e apropriando-se cada vez mais das possibilidades de interação com o mundo. Ao movimentarem-se as crianças expressam sentimentos, emoções e pensamentos, ampliando as possibilidades do uso significativo de gestos e posturas corporais.
O movimento do corpo humano é muito mais do que deslocar o corpo no espaço; constitui-se numa linguagem que permite às crianças agirem sobre o mundo e o ambiente humano, mobilizando as pessoas por meio de seu teor expressivo.Aos poucos é que se desenvolve a dimensão objetiva dos movimentos  que correspondem às competências instrumentais para agir sobre o meio físico.
A cultura tem uma grande influência sobre o desenvolvimento da  motricidade infantil, não só pelas expressões da face, como também pelos movimentos do manuseio de objetos específicos presentes nas atividades cotidianas.
Atualmente, com o capitalismo, a globalização e o uso das máquinas a humanidade deveria trabalhar menos e por menos horas, mas não é o que acontece. As pessoas trabalham mais, ficam fora de casa por mais tempo. A família patriarcal deixou de existir e as mulheres passaram a trabalhar fora e por mais tempo.
A maioria das crianças da classe média baixa, onde estão inseridas as mulheres trabalhadoras, estão sendo educadas para viverem numa era digital, inclusive as brincadeiras que seriam fundamentais para o desenvolvimento global da criança estão sendo substituídas por androides.
A criança acorda com androide, brinca com animaizinhos virtuais e  cuidam deles como se fossem reais, conversam com amigos, jogam com as máquinas sentados na cama ou sofá, com refrigerante e salgadinho do lado. Comida esquentada no microondas, ambiente organizado e sem sujeiras ou agitação típica de crianças. Vemos então crianças obesas ou raquíticas, com problemas alérgicos e respiratórios,que não conseguem correr, não sabem empinar pipa, jogar pião, costurar roupinhas para as bonecas: toda essa opressão por conta de deixar a casa organizada, não sair para as ruas entre outros assuntos que se fôssemos aborda-los todos precisaríamos demandar muito tempo. Assim as  crianças  não gostam de interagir e suas brincadeiras geralmente são em jogos eletrônicos com tablets e vídeo games deixando de serem crianças para se tornarem seres que ainda não conhecemos.
Justificativa
Percebemos a necessidade deste projeto a partir de uma atividade em que as crianças de uma turma do 3º período da Educação Infantil passaram por um circuito em que pulavam dentro de bambolês, corriam ao redor de cones e novamente pulavam os bambolês chegando ao fim do circuito. No dia seguinte ao da atividade a criança estava com dores e os pais  procurando ajuda médica chegaram à conclusão que a criança necessitava desenvolver os movimentos, sendo que, a partir daí,  os pais da criança pediram ajuda na escola.
Este projeto se justifica pela necessidade  que a criança tem em desenvolver uma imagem positiva de si mesma, atuando de forma cada vez mais independente, confiante de suas capacidades e percebendo suas limitações, descobrindo que nosso corpo tem suas potencialidades que têm de serem desenvolvidas e seus limites que devem ser respeitados.

Objetivos:
Desenvolver a conduta dos movimentos.
·         Equilíbrio
·         Postura
·         Coordenação dinâmica global

Metodologia:
Todos os dias, com 30 minutos antes do horário da saída, em forma de brincadeira, usar três das atividades descritas abaixo:
1.           Andar de lado (passos laterais e passos cruzados)
2.           Correr com as mãos: na cabeça, na cintura, nos quadris, nas costas
3.           Saltitar: com os dois pés, com um pé só, pra frente, pra trás, pra direita e pra esquerda.

1.           Subir as escadas elevando o joelho bem alto;
2.           Passos de elefante
3.           Andar de joelhos com as mãos no ar

1.           Pulo do coelho ( dois pés e apoio das mãos no chão)
2.           Imitar caranguejo ( sentar no chão, palminha das mãos para trás, elevar o quadril caminhando para frente e para trás)
3.           Ficar na ponta dos pés em cima de um banco

1.           Ficar na ponta dos pés com os olhos abertos e depois fechados ( 10s cada)
2.           Caminhar na ponta dos pés
3.           Agachar, abrir os braços e imitar um avião, primeiro com os olhos abertos e depois com os olhos fechados

1.           Andar na ponta dos pés com as mãos na nuca
2.           Com os calcanhares e com os braços cruzados nas costas
3.           Passos largos e a mão na cintura

1.           De lado com as mãos na cabeça
2.           Imitar o sapinho, (cócoras) ir e voltar
3.           Ir correndo e voltar andando

1.           Ir saltitando com os dois pés e voltar andando
2.           Andar em Câmera lenta
3.           Andar rápido

Na primeira quinta feira de dezembro faremos uma caminhada para a participação das crianças  em um circuito ao ar livre e término do passeio com um picnic e retorno à escola

Recursos materiais:
Giz, aparelho de som e ambientes diferenciados.

Avaliação
A avaliação se faz presente em todos os domínios de atividade humana. O "julgar", o "comparar", isto é "o avaliar" faz parte do nosso cotidiano. Como afirma Dalben (2005), seja através das reflexões informais que orientam as frequentes opções do dia-a-dia ou, formalmente, através da reflexão organizada e sistemática que define a tomada de decisões. Como prática formalmente organizada e sistematizada, a avaliação no contexto escolar realiza-se segundo objetivos escolares implícitos ou explícitos, que, por sua vez, refletem valores e normas sociais.                   

Nossa avaliação acontecerá de forma gradual,  com observações e auto avaliações, ajudando a criança refletir sobre a aprendizagem do corpo. Serão avaliadas no decorrer do projeto a participação, a colaboração e a organização da turma durante as atividades.
Na primeira quinta feira de dezembro faremos uma culminância onde será observada a resistência da criança a partir das atividades desenvolvidas. Faremos uma caminhada  para a participação das crianças  em um circuito ao ar livre e término do passeio com um picnic e retorno à escola.


Referências Bibliográficas