quarta-feira, 4 de maio de 2011

Planejamento de Maio para o I Período da Educação Infantil

Planejamento de Maio para o I Período da Educação Infantil
CRONOGRAMA DE MAIO
PRÉ 4 ANOS
DE 02/05 À 06/05
01 · Dia Mundial do Trabalho
05 · Dia do Artista Pintor
07 · Dia do Silêncio
08 · Dia do Artista Plástico
08. Dia das Mães

IDENTIDADE E AUTONOMIA 
Respeito às características individuais relacionadas ao gênero, etnia, peso, estatura

LINGUAGEM ORAL
Leitura de números e alfabeto
Reconto de Histórias
Preferências e Sentimentos
Leitura de Imagens
Músicas
Brincadeiras

LINGUAGEM ESCRITA 
Registrar/reproduzir o que se vê (desenho livre)
Vogal A

NÚMEROS
Leitura dos números e relacionar quantidades
Número 0

LATERALIDADE
Em cima, embaixo, frente, atrás, direita e esquerda
Domínio Corporal – Andar nos tracejados do chão obedecendo alguns critérios como :
Andar de lado (passos laterais e passos cruzados)
Correr com as mãos: na cabeça, na cintura, nos quadris, nas costas
Saltitar: com os dois pés, com um pé só, pra frente, pra trás, pra direita e pra esquerda.

ESPAÇO E FORMA
Quadrado, círculo, retângulo e triângulo simultaneamente
Pátio

GRANDEZAs E MEDIDAS
Exploração de diferentes procedimentos para comparar grandezas: maior  e menor ; pouco e muito

COORDENAÇÃO MOTORA
Traçados simples
Massinha de modelar ( fazer bolas, salsichas, fazer buracos com todos os dedos)
Lançar bolas de papel amassado na boca do palhaço
Rasgar papel com as mãos
Recortar
Traçados quebrados


NATUREZA E SOCIEDADE
Grupos Sociais: relacionar-se em grupo e a se entregar na sociedade

OS SERES VIVOS
Higiene Corporal- usar adequadamente os objetos para higiene pessoal

FENÔMENOS DA NATUREZA
A chuva e seus benefícios


DE 09/05 À 13/05

10 · Dia do Campo
12 · Dia Mundial do Enfermeiro
13 · Abolição da Escravatura
13 · Dia do Automóvel

IDENTIDADE E AUTONOMIA 
A mãe

LINGUAGEM ORAL
Leitura de números e alfabeto
Reconto de Histórias
Preferências e Sentimentos
Leitura de Imagens
Músicas
Brincadeiras

LINGUAGEM ESCRITA 
Registrar/reproduzir o que se vê (desenho livre)
Vogal E

NÚMEROS
Leitura dos números e relacionar quantidades
Número 1

LATERALIDADE
Em cima, embaixo, frente, atrás, direita e esquerda
Domínio Corporal – Andar nos tracejados do chão obedecendo alguns critérios como :
Andar de lado (passos laterais e passos cruzados)
Correr com as mãos: na cabeça, na cintura, nos quadris, nas costas
Saltitar: com os dois pés, com um pé só, pra frente, pra trás, pra direita e pra esquerda.

ESPAÇO E FORMA
Quadrado, círculo, retângulo e triângulo simultaneamente
Pátio

GRANDEZAs E MEDIDAS
Exploração de diferentes procedimentos para comparar grandezas: maior  e menor ; pouco e muito

COORDENAÇÃO MOTORA
Traçados simples
Massinha de modelar ( fazer bolas, salsichas, fazer buracos com todos os dedos)
Lançar bolas de papel amassado na boca do palhaço
Rasgar papel com as mãos
Recortar
Traçados quebrados


NATUREZA E SOCIEDADE
Grupos Sociais: relacionar-se em grupo e a se entregar na sociedade

OS SERES VIVOS
Higiene Corporal- usar adequadamente os objetos para higiene pessoal

FENÔMENOS DA NATUREZA
A chuva e seus benefícios

DE 16/05 À 20/05

15 · Dia do Gerente Bancário
16 · Dia do Gari
17 · Dia Internacional da Comunicação e das Telecomunicações

IDENTIDADE E AUTONOMIA 
A família – a mãe

LINGUAGEM ORAL
Leitura de números e alfabeto
Reconto de Histórias
Leitura de Imagens
Músicas
Brincadeiras

LINGUAGEM ESCRITA 
Registrar/reproduzir o que se vê (desenho livre)
Vogais I


NÚMEROS
Leitura dos números e relacionar quantidades 2

LATERALIDADE
Direita e esquerda
Alto e baixo
Muito e pouco
Grande e pequeno
Domínio Corporal – Andar nos tracejados do chão obedecendo alguns critérios como :
Andar de lado (passos laterais e passos cruzados)
Correr com as mãos: na cabeça, na cintura, nos quadris, nas costas
Saltitar: com os dois pés, com um pé só, pra frente, pra trás, pra direita e pra esquerda.

ESPAÇO E FORMA
Quadrado, círculo, retângulo e triângulo simultaneamente
Pátio

GRANDEZAs E MEDIDAS
Exploração de diferentes procedimentos para comparar grandezas: maior  e menor ; pouco e muito

COORDENAÇÃO MOTORA
Traçados simples
Massinha de modelar ( fazer bolas, salsichas, fazer buracos com todos os dedos)
Caminhar e correr
Subir e descer
Dançar/ pular/ correr
Lançar bolas de papel amassado na boca do palhaço


NATUREZA E SOCIEDADE
A família
A Mãe como trabalhadora e dona do lar


OS SERES VIVOS
Higiene Bucal
Ambiente Limpo ( família, sociedade)

FENÔMENOS DA NATUREZA
Inverno(estação) frio,

DE 23/05 À 27/05
21 · Dia da Língua Nacional

IDENTIDADE E AUTONOMIA 
A Mãe como trabalhadora e dona do lar

LINGUAGEM ORAL
Leitura de números e alfabeto
Reconto de Histórias
Leitura de Imagens
Músicas
Brincadeiras

LINGUAGEM ESCRITA 
Registrar/reproduzir o que se vê (desenho livre)
Vogal O


NÚMEROS
Leitura dos números e relacionar quantidades 3

LATERALIDADE
Direita e esquerda
Alto e baixo
Muito e pouco
Grande e pequeno
Domínio Corporal – Andar nos tracejados do chão obedecendo alguns critérios como :
Andar de lado (passos laterais e passos cruzados)
Correr com as mãos: na cabeça, na cintura, nos quadris, nas costas
Saltitar: com os dois pés, com um pé só, pra frente, pra trás, pra direita e pra esquerda.

ESPAÇO E FORMA
Quadrado, círculo, retângulo e triângulo simultaneamente
Pátio

GRANDEZAs E MEDIDAS
Exploração de diferentes procedimentos para comparar grandezas: maior  e menor ; pouco e muito

COORDENAÇÃO MOTORA
Traçados simples
Massinha de modelar ( fazer bolas, salsichas, fazer buracos com todos os dedos)
Caminhar e correr
Subir e descer
Dançar/ pular/ correr
Lançar bolas de papel amassado na boca do palhaço


NATUREZA E SOCIEDADE
A Mãe como trabalhadora e dona do lar
As profissões das mães


OS SERES VIVOS
Ambiente Limpo ( família, sociedade)

FENÔMENOS DA NATUREZA
Inverno(estação) frio, vestuário, alimentação