terça-feira, 3 de maio de 2011

Planejamento de Abril e Maio para o Maternal


Cronograma do mês de Abril.

1° semana: linguagem oral e corporal: oralidade, identificação (trabalhar com a letra inicial do nome); recontos e interpretação, leitura do alfabeto e numerais.
Matemática: oralidade, percepção visual, contagem dos numerais e tempo.

2° semana: linguagem oral e corporal: atividade na folha, contos clássicos e avanço na criação de historinhas.
Natureza e sociedade: comportamento em grupo, informar sobre higiene pessoal.

3° semana: Projeto do dia do índio: musical referente, atividade na folha, imitação com sonorização para fins dramaticais.
Movimento: lateralidade: construção e afirmação da imagem em brincadeiras, jogos envolvendo interação a imitação.

4° semana: linguagem oral e corporal: atividade na folha, interpretação de histórias e identificação de figuras.
Identidade e autonomia: interessar pelas produções (rabiscar, desenhar no chão contato com areia entre outros.

Plano do mês de maio.

1° semana: linguagem oral e corporal: prática da escrita (expressa suas idéias através de desenho).
Matemática: grandezas e medidas (explorar diferentes procedimentos para comparar grandezas).
Natureza e sociedade: Os seres vivos: estudo do corpo, grande divisão do corpo e evolução humana diferença de gênero.

2° semana: Movimento: perceber as sensações, limites, potencialidades, sinais vitais, e integridade do próprio corpo.
Matemática: Espaço e forma 1 à 3 – identifica pontos de referencia para situar-se e deslocar-se no espaço.
Identidade e autonomia: vida prática – cuidados com o corpo (saúde e hábitos de higiene pessoal e autonomia da criança). Obs. Projeto dia das mães: musical referente, atividade na folha e valorização de elo maternal.

3° semana: Natureza e sociedade: meio ambiente – participar de diferentes situações de leituras de gêneros propostos pelos adultos como: contos, poemas, canções.
Matemática: Introdução à geometria: quadrado, retângulo.

4° semana: Natureza e sociedade: criação do sistema solar; movimento de rotação; erosão e desmatamento.
Movimento: equilíbrio e coordenação motora grossa e fina.
Ampliar gradativamente o conhecimento e controle sobre o corpo e o movimento, participando de brincadeiras e jogo que evolvam correr, subir, descer, escorregar, etc.
Matemática: reconhecer as figuras geométricas percebendo e comparando-as ao meio ambiente.
Cores primárias: vermelho, amarelo e azul.
Linguagem oral e corporal: prática da leitura – fonemas de E a J.