segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Proposta Pedagógica - 2011

PROPOSTA PEDAGÓGICA
ANO 2011



IDENTIFICAÇÃO


A Escola.

A Escola Municipal Luiz da Silva e Oliveira tem sede em Planura, estado de Minas Gerais, à Rua Uberaba, 75 e Avenida Prata, 645 – CEP 38220-000 – Tel.: (34) 3427-7025 e (34) 3427-7093, respectivamente.

Mantenedora.

As referidas Escolas são mantidas pela PREFEITURA MUNICIPAL DE PLANURA – MG estabelecida à Rua MONTE CARMELO, 449 – Planura – MG, CEP 38220-000.

Legislação e autorização de funcionamento

Instituição Legal: Portaria 25º DRE nº. 8 de 05/03/81 – SEE/MG Portaria nº. 176/2000 de mudança denominação.

1. JUSTIFICATIVA:

      Vivemos, atualmente, num mundo de constantes e aceleradas mudanças, é a sociedade do conhecimento, em que o acesso a informação vem sendo grandemente ampliado com o desenvolvimento tecnológico, exigindo novas posturas dos cidadãos em face dessa realidade.
      A forma plena de formar a pessoa em seu todo e ideal, que se sigam os quatro pilares que alicerçam a Educação são: aprender a conviver, aprender a conhecer, aprender a fazer e aprender a ser.
      Independentemente da idade, a pessoa deve assumir em sua vida o significado do aprender a aprender, e fazer do seu aprendizado um dom para transformação do mundo por meio de sua ação consciente como cidadão.
      Repensar tudo isso nos mostra que é preciso direcionar nossa ação pedagógica, oferecendo aos alunos condições e oportunidades para desenvolver competências, conhecimentos e habilidades que lhes possibilitem tornar-se cidadãos autônomos, críticos, criativos, responsáveis e conscientes do seu papel na sociedade.
      Da escola contemporânea espera-se a formação de alunos capazes de adquirir e desenvolver competências, lidar com novas tecnologias e linguagem, aptos a responder a novos ritmos e processos, sujeitos a sua própria formação, capazes de rever e reconstruir seus conhecimentos, atitudes e habilidades, num processo de educação contínua e permanente.


2. FINS E OBJETIVOS

      A Lei nº. 9394/96 consoante às necessidades dos tempos atuais, apresenta um caráter inovador com flexibilidade, dando autonomia e liberdade, delegando às escolas a responsabilidade de agir como o protagonista no processo de organização da educação nacional. Assim: a Escola Municipal “Luiz da Silva e Oliveira” obedece ao Art. 32 de LDB e Decreto nº. 0250 de 01 de Abril de 2008..., primeira etapa da Educação Básica oferecendo serviços educacionais para crianças de 04 (quatro) anos de idade até 9 (nove) anos de idade, nos cursos de Educação Infantil (1º e 2º período) e Ensino Fundamental (1º, 2º e 3º anos) do Ciclo Inicial de Alfabetização, de acordo com o disposto na LDB 9.394/96.
      A nossa proposta pedagógica tem como objetivo geral o desenvolvimento de uma linguagem que leve o aluno a observar, perceber, descobrir, refletir sobre o mundo, interagir com seu semelhante através do uso funcional de linguagens e seus respectivos códigos, seus significantes e significados.

a)      – Propomos formar cidadãos:

·        Competentes do ponto de vista cognitivo;
·        Conscientes e autônomos;
·        Responsáveis;
·        Solidários;
·        Inventivos;
·        Afetivos e sensíveis;
·        Que respeitam o bem comum;
·        Que saibam de seus direitos de cidadania e respeitem os direitos dos outros;
·        Que sejam críticos.

b)                              – Que buscam para si e para todos:

·        A justiça;
·        A igualdade;
·        A equidade;
·        A felicidade;
·        A criatividade;
·        A curiosidade.

c)      – Que sejam capazes de:

·        Emocionar-se, de reconhecer e expressar seus sentimentos;
·        Apaixonar-se por uma causa;
·        Sensibilizar-se e agir em prol de um ideal.


Propomos repensar a alfabetização, rever metodologias, enfrentar nossa própria história e buscar a compreensão dos porquês e convivendo com as angústias de reconhecer aquilo que ainda não sabemos. Aceitar o “novo” sem preconceitos e não abandonar, os acertos já conquistados. O ponto de partida para esse “RE – pensar” é buscar com insistência do “Reconhecimento” de teorias que conduzam de modo competente, a uma prática pedagógica e a restauração do conceito de ler e escrever, calcular e ver o mundo. Queremos fazer de nossa proposta pedagógica a alma de nossa escola.

ALUNOS E COMUNIDADES

            Nossos alunos são de vários bairros da cidade. Temos alunos da Vila Residencial de Furnas, Vila Paiva, Jardim Esplanada I e II, Jardim Honorato Ribeiro, Jardim Orlando Peres e Vila Olímpica. Contamos ainda, com alunos do centro urbano e rural de Planura. A clientela é média baixa, predominando famílias onde pais e mães trabalham fora. Na sua maioria são alunos que necessitam de uma assistência ampla, pois pertencem a lares sem estruturas, não tendo as figuras maternas e paternas como ponto de referência, como exemplo para seguirem. São crianças que vivem em um ambiente familiar de grandes dificuldades financeiras, de desvalorização humana, de carência efetiva e de falta de limites. Enfim a escola precisa das atendimento ale de suas reais responsabilidades.
            A Escola procura ser qualitativa, portanto exige, sobretudo, uma nova postura de nossos educadores, se atualizando constantemente, aprendendo a aprender e saber pensar. A construção deste nosso projeto pedagógico permitirá a todos os educadores se motivarem a trabalharem coletivamente, a revisarem sempre a sua formação, a buscarem atualização constante, fazendo desta instituição uma escola de qualidade para todos.







ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA TÉCNICA

Organização Administrativa

A Escola tem a seguinte estrutura administrativa:

- Direção

- Equipe Técnica

            A Direção da Escola é o núcleo executivo que organiza, superintende, executa e controla todas as atividades desenvolvidas no âmbito da unidade escolar.


Diretora 1º endereço
Ana Cláudia Tomain Machado
CPF: 814.378.206-97
RG: 5.305.124 SSP/MG
Rua Uberaba, 75

Vice Diretora:
Vera Lúcia Costa Adriano

Diretora 2º endereço
Valéria Regina Fávaro
CPF: 905.324.736-04
RG: 23.151.273-9 SSP/SP
Avenida Prata, 645

Administração e Pessoal de Apoio

Secretaria

Zeladoria e Limpeza

Os ocupantes dos cargos de Secretaria, Zeladoria e Limpeza se encontram no Anexo relativo à relação de pessoal.


ORGANIZAÇÃO TÉCNICA

Supervisão e Coordenação Pedagógica

NEUZA ALVES AZEVEDO LUZ.

ELIETE  PRUDÊNCIO

PATRICIA CRISTINA PEREIRA FREIRE PACHECO.

  • CORPO DOCENTE

A relação de nomes, formação e função se encontram nos Anexos que trata da relação de pessoal.


ORGANIZAÇÃO FÍSICA

      Temos uma escola que quanto à rede física no primeiro endereço onde se encontra o Ensino Fundamental conta com pátio coberto, amplo, 10 salas de aulas suficientes para a quantidade de alunos, em tamanho padrão, no segundo endereço, onde se encontra a Educação Infantil temos 5 salas pequenas e quase não comporta os alunos, 1 quadra e pátio coberto. Atualmente contamos com ______alunos, sendo 266 do Ensino Infantil e do Ensino Fundamental.